Por que o Memphis Grizzlies sempre joga na NBA no Dia de Martin Luther King Jr.?

 39ª edição do Dia de Martin Luther King na NBA acontece em 20 de janeiro, com participação do Memphis Grizzlies. A data, que sempre acontece na terceira segunda-feira de janeiro, é dedicada ao legado de Dr. Martin Luther King Jr., um dos maiores líderes do movimento pelos direitos civis entre 1955 e 1968. No entanto, o feriado aconteceu pela primeira vez em 1986.

Assim, para marcar a ocasião, a liga agendou oito partidas especiais no feriado, uma data de destaque no calendário da NBA. Mais do que isso, a celebração também tem um significado especial para Memphis, cidade fortemente conectada à vida e ao legado de Dr. King.

Mas por que os Grizzlies sempre jogam em casa no Dia de Martin Luther King Jr.? Descubra a seguir.

Memphis é a cidade onde o Dr. Martin Luther King Jr. foi assassinado na noite de 4 de abril de 1968. O líder dos direitos civis foi morto no Lorraine Motel, local que hoje abriga o Museu Nacional dos Direitos Civis.

King estava em Memphis desde março de 1968 para apoiar os trabalhadores negros da coleta de lixo, que estavam em greve há 17 dias. Dessa forma, ele discursou em um comício no dia 3 de abril, na véspera de sua morte, e proferiu seu icônico discurso “Eu Estive no Topo da Montanha” no Templo de Mason.

James Earl Ray atingiu o líder dos direitos civis com um disparo enquanto ele estava na sacada do quarto 306 do Lorraine Motel. Os médicos tentaram salvá-lo, mas não conseguiram, e transferiram seus restos mortais para um túmulo localizado no Parque Histórico Nacional Martin Luther King Jr., onde ele descansa em paz atualmente.

Comentários